outubro 9, 2023 0 Comments
Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da História
Maria Auxiliadora Schmidt
A partir do recorte acerca da obra de Jörn Rüsen no que se refere à sua teoria da
aprendizagem histórica, se propõe analisar as contribuições para a pesquisa e para a educação
histórica. De um lado, a apropriação destas contribuições, tendo como referência e
fundamentação a teoria da História, é algo a ser acolhido e anunciam um novo paradigma para
a relação entre aprendizagem e ensino de História, o que se propõe a realizar na primeira parte
deste trabalho. De outro, a partir destes pressupostos, foram tomadas como objeto de análise
investigações que vem sendo realizadas no Brasil, na área do ensino de História, que têm como
referência teórica o pensamento ruseniano. Resultados destas pesquisas, ainda que parciais,
indicam várias questões a serem levadas em consideração, no que se refere à aprendizagem das
crianças e jovens, seja em ambiente escolar ou outros ambientes de aprendizagem. Ademais,
suscitam novas questões de investigação, que também serão apontadas neste trabalho.
Palavras-chave: Didática da História; Jörn Rüsen; Aprendizagem Histórica; Metodologia
do Ensino de História; Educação Histórica.