junho 22, 2021 0 Comments
FORMAÇÃO DOCENTE: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Este artigo tem como objetivo analisar o que é formação de professores (inicial e continuada) e quais os tipos de formação continuada existentes no País, em nível de Ministério da Educação. Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica com o intuito de conhecer como autores conceituam formação de professores (inicial e continuada), e análise documental para conhecer leis, resoluções que subsidiam a formação continuada no país, tratando principalmente de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Diretrizes da Educação Nacional (DCN). Para tratar sobre o processo de formação docente, utilizou-se os autores como Saviani (2008), Dantas (2005), Tardif (2000), Werneck (2006), dentre outros que abrangem sobre a formação inicial, e também os autores Prada (1997), Candau (1999), Marin (1995), Gatti (2003; 2008; 1997), entre outros que tratam a respeito do objeto de pesquisa que é a formação continuada. A partir deste estudo conclui-se a importância da formação continuada não ser entendida no âmbito compensatório, mas necessita ser vista como sequência da formação inicial, um meio de atualização e aprofundamento do profissional docente e não no âmbito de compensação.
Autor: Sarah Rízzia Campos Luíz Miranda
http://www.congressohistoriajatai.org/2016/resources/anais/6/1472610683_ARQUIVO_EVENTOJATAI.pdf