julho 6, 2021 0 Comments
Sugestões de Referências Bibliográficas
Abaixo está relacionada uma lista de indicações de referências bibliográficas que contempla conteúdos historiográficos e sobre a formação continuada do professor.
ABUD, Kátia Maria. “Didática da História: uma contribuição para o debate na Educação Histórica”. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora dos Santo et al. (orgs.) Passados possíveis: a educação histórica em debate”. Ijuí: Ed. Unijui. 2014, p.89-98.
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_____. SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Ensino de História. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
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BEZERRA, Holien Gonçalves. Conceitos básicos. Ensino de História: Conteúdos e Conceitos Básicos. In: KARNAL, Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003. p. 37-48.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez Editora, 2008. p. 183-220.
BITENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
_______. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
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CAIMI, Flávia Eloísa. “Geração Homo zappiens na escola: os novos suportes de informação e a aprendizagem histórica. In: MAGALHÃES, Marcelo et. al.(orgs.) Ensino de História. Usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014, p. 165-186.
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FALAIZE, Benoit. O ensino de temas controversos na escola francesa: os novos fundamentos da história escolar na França? Tempo e Argumento, Florianópolis, v.6, n. 11, p. 224-253, jan-abril, 2014.
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FRANCO, Aléxia Pádua. “Uma conta de chegada: a transformação provocada pelo PNLD nos livros didáticos de história”. In: MAGALHÃES, Marcelo et. al (orgs.). Ensino de História. Usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014, p. 143-164.
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GANDELMAN, Luciana M. Gênero e Ensino: Parâmetros Curriculares, Fundacionalismo Biológico e Teorias Feministas. In: ABREU, Martha; SOIHET, Raquel. (orgs.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 209-220
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GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. “Escrita da história e ensino da história: tensões e paradoxos”. In: ROCHA, Helenice et al. A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009, p. 34-50.
GUIMARAES, Selva. Caminhos da História ensinada. Campinas, Papirus, 1993.
______; SILVA, Marco Antonio. Ensinar História no século XXI: Em busca do tempo entendido. 4º Ed. Campinas, Papirus, 2012.
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KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 3 ed. – São Paulo: Contexto, 2005.
LEITE, Eudes Fernando; BENFICA, Tiago Alinor Hoissa. Consciência história e representações: aproximações e afastamentos teóricos sobre a narrativa histórica e sua instrumentalização. Acta Scientiaru. Education. Maringá, v.36, n.1, p. 75-86, jan/jun, 2014.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
______. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1998.
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LIMA, Maria. “Consciência histórica e educação histórica: diferentes noções, muitos caminhos”. In: MAGALHÃES, Marcelo et. al (orgs.). Ensino de História. Usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014, p. 53-78.
- II) LINHA DE PESQUISA: MEMÓRIA E IDENTIDADE FERREIRA, Marieta de Moraes. História oral: velhas questões, novos desafios. In: CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo. In: Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 169-186.
III) LINHA DE PESQUISA: HISTORIOGRAFIA E LINGUAGENS Rua da Estrela, n.º 329, Centro Histórico, São Luís – MA, CEP. 65010-200. E-mail: ppghist.uema@gmail.com.br
MAGALHÃES, Olga. A escolha de recursos na aula de História. Educar, Curitiba, Especial, p. 113-130, 2006, Editora UFPR.
MAGALHÃES. Marcelo. Apontamentos para pensar o ensino de História hoje: Reformas curriculares, Ensino Médio e formação do professor. Revista Tempo, vol. 11, nº 21, p. 49-64, ano 5.
______. A escolha de recursos na aula de História. Educar em Revista, p. 113-130, 2006.
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MATTOS, Hebe Maria. O ensino de história e a luta contra a discriminação racial no Brasil. In: ABREU, Martha; SOIHET, Raquel. (orgs.) In: Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 127-138.
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