junho 22, 2021 0 Comments

FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS IMPLICAÇÕES: ENTRE A LEI E O TRABALHO DOCENTE

Lígia Karam Corrêa de Magalhães
Leny Cristina Soares Souza Azevedo

 

Este artigo discute questões relativas à formação de professores, com ênfase na formação continuada, a partir da análise das Metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, anexo à Lei 13005/14, evidenciando a influência da LDB 9.394/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena e da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Nossa análise está ancorada no pressuposto de que a formação continuada é condição necessária no processo de formação ao longo da carreira, mas não suficiente para o pleno exercício da docência garantida pela formação inicial de qualidade. Defendemos que o trabalho docente afiance ao professor autonomia em suas práticas pedagógicas, voltadas para o desenvolvimento intelectual, cultural e científico, de caráter emancipatório, buscando superar a concepção dualista e economicista da educação.

https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n95/0101-3262-ccedes-35-95-00015.pdf

ARAUJO, Gustavo Barra de. A Formação dos Professores de História na Universidade Estadual do Maranhão: proposições sobre o papel da disciplina estágio para formação de professorpesquisador. / Gustavo Barra de Araujo. – São Luís, 2019.

https://www.ppghist.uema.br/wp-content/uploads/2016/12/Texto-Dissertativo-produto-educacional-Gustavo-Barra1.pdf