outubro 9, 2023 0 Comments

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA

Terezinha Maria Bogéa Gusmão

 

Esta pesquisa versa sobre a formação continuada dos professores de História, apreendida a
partir de um recorte profissional e espacial específicos: o Ensino Fundamental Anos Finais,
no município de Arari, Maranhão. Para tanto, orienta-se a partir de quatro pontos de
reflexão: 1) A formação continuada recebida pelos professores de História do ensino
fundamental de Arari atende às suas reais necessidades? 2) Como reagem os professores de
História de Arari mediante a necessidade do uso da tecnologia na sua prática docente? 3)
Quais as condições sociais, psicológicas e materiais desses professores? 4) Que produto
educacional poderia auxiliar o professor do ensino fundamental de Arari a ter uma
formação continuada de modo a melhor viabilizar um processo formativo, que também
agregasse novas tecnologias? Como percurso, explora inicialmente a formação continuada
em História em perspectiva histórica, com ênfase na base legal e no debate historiográfico
sobre o tema; em seguida, propõe uma cartografia do universo de professores que
compuseram a pesquisa, sob aspectos diversos; por fim, propõe como produto educacional
um site intitulado FormAçãoHist, com a pretensão de contribuir no processo da formação
contínua desse docente.
Palavras-chave: Ensino de História. Formação continuada. Arari. Maranhão.

 

Clique aqui para baixar o PDF