julho 7, 2021 0 Comments

ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: a prática pedagógica do professor pelo viés da interdisciplinaridade

Yuri Michael Costa
Edilene Reis Pereira

 

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de História no ensino médio no que diz respeito à prática metodológica do professor pelo viés da interdisciplinaridade, bem como contemplar uma breve discussão sobre o percurso e as mudanças sistemáticas que ocorreram neste ensino à luz dos princípios e bases legais da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB no 9394/96. Antes estático e autoritário, hoje dinâmico e convertido ao diálogo, tendo clara a ideia de que o campo do ensino de História é fértil e de fácil aceitação de diálogo por categorias de aproximação, esta pesquisa apresenta uma metodologia amparada em bases bibliográficas que tratam do ensino de História e como este pode ser trabalhado para que o aluno aprenda a pensar historicamente a partir de elementos que possam representar as categorias históricas de tempo e espaço, de modo dinâmico revertido a novos olhares por meio de práticas interdisciplinares que poderão ser utilizadas em sala de aula para que este ensino se torne contextualizado e mais dinâmico, tanto para quem ensino e, principalmente para quem aprende num processo de comunicação, de integração e interação entre os vários campos do saber.

Palavras-chave: Ensino de História. Interdisciplinaridade. Ensino Médio

 

Clique aqui para ver o PDF