agosto 14, 2021 0 Comments

Aulas de História e os direitos das crianças e dos adolescentes: entre possibilidades e desafios

Humberto da Silva Miranda

 

O que faz uma criança ou um adolescente se tornar “sujeito de direitos”? Qual a relação do Ensino de História com os direitos humanos desses agentes sociais? Com base nessas perguntas, pretende-se problematizar a relação do saber histórico escolar com os direitos humanos de crianças e adolescentes, buscando questionar as possibilidades e os desafios vivenciados nas aulas de história frente às novas formas de entender as culturas infantis. A partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, a sociedade brasileira firmou um novo compromisso político com a forma de pensar as infâncias, o qual deve ser vivenciado nos espaços sociais onde esses meninos e meninas circulam. O Ensino de História se relaciona diretamente com essa questão, e sua prática nos permite efetivar o princípio reconhecido pelo Estatuto de conceber esses agentes sociais como “sujeitos de direitos”.
Palavras-chave: história; infância; ensino.

 

Clique aqui para ver o PDF