Este trabalho versa sobre a formação continuada dos professores de História, apreendida a partir de um recorte profissional e espacial específicos: o Ensino Fundamental Anos Finais, no município de Arari, Maranhão. Para tanto, orienta-se a partir de quatro pontos de reflexão:
1) A formação continuada recebida pelos professores de História do ensino fundamental de Arari atende às suas reais necessidades?
2) Como reagem os professores de História de Arari mediante a necessidade do uso da tecnologia na sua prática docente?
3) Quais as condições sociais, psicológicas e materiais desses professores?
4) Que produto educacional poderia auxiliar o professor do ensino fundamental de Arari a ter uma formação continuada de modo a melhor viabilizar um processo formativo, que também agregasse novas tecnologias?
Como percurso, explora inicialmente a formação continuada em História em perspectiva histórica, com ênfase na base legal e no debate historiográfico sobre o tema; em seguida, propõe uma cartografia do universo de professores que compuseram a pesquisa, sob aspectos diversos; por fim, propõe como produto educacional um site intitulado FormAçãoHist, com a pretensão de contribuir no processo da formação contínua desse docente.
Palavras-chave: Ensino de História. Formação continuada. Arari. Maranhão.
Para download da dissertação “Formação continuada dos professores de história do ensino fundamental em Arari-MA”, clique aqui!