outubro 9, 2023 0 Comments
Vitória da tradição ou resistência da inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PNLD e a Escola
Sandra Regina Ferreira de Oliveira
Flávia Eloisa Caimi
Assentadas na premissa de que entre o currículo prescrito, o currículo
editado e o currículo em ação ocorrem aproximações e distanciamentos
cujos contornos escapam a quaisquer formas de controle prévio, debruçamonos, neste estudo, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o
Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e os contextos
escolares em que se efetivam tais políticas curriculares. A abordagem se
caracteriza como pesquisa bibliográfica e documental, em que se focaliza
especificamente o componente curricular História nos Anos Finais do Ensino
Fundamental. Os resultados permitem concluir que a versão homologada da
BNCC guarda estreitas relações com a tradição historiográfica que privilegia
uma abordagem cronológica, linear, quadripartite/tripartite e eurocêntrica.
Ao adotar como um dos procedimentos básicos a identificação dos eventos
considerados importantes na história do ocidente, obstaculiza-se o acesso
a outras estratégias de seleção e organização do conhecimento histórico.
O PNLD, por sua vez, parece assumir o papel de guardião do currículo
prescrito na BNCC, zelando pela oferta de livros e materiais didáticos que tendem a impor aos professores e estudantes uma matriz de referência descontextualizada da realidade da escola, reduzindo possibilidades de construções coletivas frente às singularidades locais e regionais. Contudo, é no currículo em ação, no cotidiano da escola, nas práticas de seus principais
atores, que reside o impulso da criação, da inovação e da resistência.
Palavras-chave: BNCC. PNLD. Escola. História. Currículo.