agosto 14, 2021 0 Comments

Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido”

Ana Paula Hilgert de Souza

 

Na conjuntura política atual, em que a garantia de um Estado laico encontra-se ameaçada por interesses políticos de determinados grupos de legisladores, a educação vem sendo cerceada de princípios básicos garantidos pela Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394/96), tais como liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância. O artigo discute o modo como esses três princípios vêm sendo negligenciados por concepções político-religiosas mediante estratégias políticas de determinados grupos que levantam hoje a bandeira de um ideal propagado como “Escola Sem Partido”. Também reflete sobre o modo como a crítica aos conteúdos escolares
que versam sobre a identidade de gênero e a sexualidade está atrelada aos objetivos dos adeptos do Movimento Escola Sem Partido (MESP).
Palavras-chave: Movimento Escola Sem Partido; doutrinação marxista; ideologia de gênero.

 

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