julho 7, 2021 0 Comments
HISTORIOGRAFIA E LINGUAGENS PRÁTICA E SUA APLICABILIDADE SOCIAL: sua relação à dissertação de Mestrado
EDILENE REIS PEREIRA
RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar uma relação dialógica com alguns textos trabalhados em sala de aula durante a execução da disciplina Historiografia e Linguagens Prática e sua aplicabilidade Social e suas contribuições para uma compreensão dinâmica e factual do objeto a ser pesquisado e do produto de aplicabilidade a ser produzido para fins de produção dissertativa. Dessa forma, escolheu-se para o centro desta discussão alguns textos que foram
estudados e que fizeram o pensar História de modo mais conceitual e reflexivo no que se refere à prática da historiografia no Ensino de História. Entre os textos a serem apresentados encontram-se: “Que é História?”, obra escrita por Edward Hallett Carr (1982); A reflexão conceitual na prática historiográfica”, texto escrito por Tereza Cristina Kirschner (2007); “Livros didáticos entre textos e imagens” , texto escrito por Circe Bitencourt, encontrado na obra O saber histórico na sala de aula que tem a própria Circe como organizadora da obra, publicada em sua 9a edição em 2004 – texto desta edição a ser discutido. Estas obras têm o propósito, aqui neste artigo, de respaldar teoricamente os elementos do Ensino, a formação e prática do professor de História e sua condução teórico-metodológica de sala de aula, trazendo para esta pesquisadora conhecimentos preliminares que conduzirão, além do produto final do curso, um entendimento mais estrito desta área de atuação. Acredita-se que o diálogo entre estes
textos a princípio se apresenta como condição preliminar significativa e com indicativo que poderá proporcionar sistematicamente uma aproximação com os elementos a serem pesquisados recorrentes ao problema levantado no início desta investigação.
Palavras-chave: Ensino de História. Historiografia. Linguagem. Sala de aula.