agosto 14, 2021 0 Comments
Formação docente em história: conhecimentos sensíveis, memórias e diálogos
Fernando Saffner; Nilton Mullet Pereira; Caroline Pacievitch; Carmem Zeli de Vargas Gil.
Resumo: O presente texto apresenta registros de cenas e situações vividas pelos autores na tarefa de formação
docente, inicial ou continuada, extraídas de um projeto coletivo de pesquisa pautado na etnografia de elementos da
cultura escolar. A partir disso, faz-se a discussão teórica com base em conceitos extraídos dos campos da História e da Educação, que orientam as problematizações e constituem ferramentas no aperfeiçoamento do trabalho de formação docente dos pesquisadores. O processo de formação docente é assumido como empreendimento simultaneamente institucional e uma escolha da própria existência, combinando busca de um estilo de vida e estratégias de cuidado de si. Todo esse processo é pensado no campo do ensino de História, área de atuação dos autores, e envolve a abordagem, em sala de aula, de questões vivas e sensíveis da história do tempo presente, os passados vivos, a educação em direitos humanos, a liberdade de ensinar e o direito de aprender.
Palavras-chave: Formação Docente; Ensino de História; Tato Pedagógico; Etnografia de Cenas Escolares; Memórias
Escolares.