julho 2, 2021 0 Comments
A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: EM BUSCA DA SUPERAÇÃO DA COMPETÊNCIA INDIVIDUAL
Vanessa Dias Moretti
Manoel Oriosvaldo de Moura
Ao assumir a perspectiva histórico-cultural como referencial teórico para a formação docente, este artigo busca explicitar as limitações do conceito de competência, assumido como nuclear pelas políticas públicas atuais no Brasil para a formação de professores, para a orientação de propostas de formação que sejam, de fato, constitutiva do homem em sua genericidade. Para isso, retoma as origens do conceito explicitando suas vinculações históricas e ideológicas, ligadas ao individualismo liberal. A superação do conceito é proposta por meio dos conceitos de trabalho e atividade, tomados como referência teórica das pesquisas apresentadas ao final do texto e cujos resultados trazem implicações para a organização e elaboração de propostas de formação docente nas quais os professores apropriem-se dos objetos de seus trabalhos, num processo formativo do humano no homem fornecendo-lhe meios para a sua libertação e não contribuindo para a sua alienação.
Palavras-chave: Teoria histórico-cultural, Formação docente, Competência, Trabalho, Atividade.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2010000200012